Contador online

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CALDO DE CARNE CASEIRO

Nem todo caldo vem em tablete




É claro que não é todo dia que você tem tempo e disposição para fazer um caldo caseiro mas... e se eu te disser que você nem vai ter que sofrer tanto se decidir se jogar no mundo dos caldos? Acredite em mim - dá pra fazer um caldo honesto e caseiro numa boa, quer ver?

Um bom e encorpado caldo de frango você consegue utilizando um frango inteiro (se for caipira aí é luxo dos luxos), inclusive e principamente com aquelas partes do frango que você treme só de pensar - pé, pescoço, miúdos e etc mas... sabia que de um peito também sai um caldinho gostoso? Você vai usar mesmo um peito de frango desfiado para aquela torta, não vai? Ou vai fazer coxinhas, ou um creme, ou bolinhos ou seja lá o que for com a carne de frango desfiada, certo? Então, você já está a meio caminho andado de ter o seu próprio caldo. E o segredo? Um bom tempero.

Eu cozinho o peito de frango com um bouquet garni caprichado, pimenta calabresa, cravos, cebola partida em 4, alhos inteiros e sal. Não uso óleo, nem azeite, nem nada, e por isso mantenho a pele do peito, mas aí é uma questão de gosto e você pode até tirar a pele do frango para ter um caldo mais levinho - não sem prejuízo no sabor, of course (não há bônus sem ônus, meu bem). Geralmente também coloco alho poró, uma ou duas cenouras e até salsão, se tiver na geladeira.
A cor do caldo também é por sua conta - se quiser pode usar um tomate para dar uma cor ou abusar de uma folha para garantir uma cor verdinha, você é quem sabe o que vai no teu caldo comadre e você pode e deve levar pra panela os sabores que você curte (não gosta de pimenta? lima! curte um coentro? manda bala!).

O resto todo é muito simples: cobre o frango com água e escolhe - ou cozinha tudo na panela de pressão ou na panela comum, em fogo baixo, o que inclusive garante um sabor ainda melhor ao caldo. Quando o frango estiver cozido (ele estará soltando da carcaça), você o retira (e desfia e emprega onde quiser), deixa o caldo que se formou na panela apurar mais um pouco e aproveita para acertar o tempero, acrescentar outras ervinhas se quiser, enfim.
Depois de pronto, é só coar e colocar em forminhas de gelo (como eu faço) ou em potinhos, saquinhos ou onde quiser, esperar esfriar e congelar.
Ah! Quando o caldo esfria, a gordura se separa (olha aí na foto!), formando uma camada que você pode ou não retirar, como preferir.




Não é simples? E dessa mesma maneira você faz caldo de carne, usando cortes como músculo ou até acém (que eu gosto muito para caldo) e aproveitando a carne em outras receitas.
Um caldo de legumes gostoso também é simples de fazer - você pode inclusive utilizar cascas e sobras de legumes, folhas, especiarias mil, ervas e mais ervas e conseguir um caldo aromático, saborosíssimo e que, juro, vai conferir outro sabor aos seus pratos (principalmente risotos e sopas).

E então? Vai um glutamato monossódico e um inosinato dissódico aí? =)

Fonte:Rainhasdolar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário