Contador online

terça-feira, 22 de setembro de 2009

VALOR NUTRICIONAL DO CHÁ VERDE


Historiadores e botânicos pensam que o chá verde teve origem no continente asiático.

Segundo a antiga lenda chinesa, o chá foi descoberto pelo imperador chinês Shen Nung, em 2737 AC, quando as folhas de um arbusto selvagem cairam acidentalmente num pote com água a ferver. A primeira alusão a chá surge num contrato de escravos conhecido como “Tan Yuch”, escrito por Wang Pao, em 59 AC.
Actualmente, a Índia é o principal produtor de chá. Em todo o mundo, são produzidas anualmente mais de 2,5 milhões de toneladas, distribuídos pela Índia, China, Sri Lanka, Kenia, Indonésia, Turquia, Japão, Irão e Bangladesh. A infusão de flores e ervas de chá – tisanas – é feita a partir de folhas da espécie Camellia sinensis. O facto de o chá verde ser o menos processado disponibiliza todo o seu potencial nutricional, especialmente o teor em polifenóis, que são potentes antioxidantes.
Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)


Infusão de Chá Verde

Energia (kcal)

0

Água (g)

99,7

Proteína (g)

0,1

Lípidos (g)

0

Hidratos de Carbono (g)

0

Fibra (g)

0

Vitamina B3 (mg)

0,1

Vitamina C (mg)

3,0

Magnésio (mg)

1,0

Zinco (mg)

0,1



mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.


Os consumidores frequentes de chá verde apresentam um risco menor de desenvolvimento de várias patologias, tais como infecções bacterianas ou víricas, patologias degenerativas crónicas como doença cardiovascular, cancêr, doença periodontal e osteoporose. Além disso, o chá verde é essencial para a manutenção da hidratação corporal.
Ao preparar chá a granel, coloque apenas uma colher de chá de folhas densas e pequenas, pois é o suficiente para produzir um chá forte. Deixe a água atingir o ponto de ebulição para libertar o seu oxigénio e deixe-a arrefecer um pouco antes de servir. O tempo de ebulição até estar pronto é variável. Alguns necessitam apenas de 30 segundos outros necessitam de 6 a 7 minutos. Para testar a frescura dos sacos de chá, retire o conteúdo do seu interior e coloque-o vazio num copo, derrame água quente sobre ele e deixe-o imerso durante 2 a 3 minutos. Se o sabor é semelhante ao da água quente simples, o saco está em boa qualidade, se a água tem o sobor de chá, significa que o chá já é antigo e o papel absorveu o seu sabor.
FONTE:http://www.nestle.pt/bemestar/presentation/nutricao/Alimentos.aspx?id=269

Nenhum comentário:

Postar um comentário