Contador online

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ALIMENTOS COLORIDOS


http://www.programafazbem.com.br/visitante/interna.asp?ID_Artigo=93

Misturando alimentos coloridos você faz bem ao corpo e ao paladar

Pensar um prato colorido é considerar que existe o verde do espinafre e o vermelho da melancia. As cores podem servir como guias para você balancear sua alimentação. Quanto mais diversificada for sua dieta, maior será a quantidade de nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo. E essa diversidade é fácil de perceber.

Entendendo as cores

Marrons: as nozes e a aveia combatem a ansiedade.
Roxos: a uva e o repolho ajudam a retardar o envelhecimento.
Vermelhos: a cereja e o tomate protegem o seu coração.
Brancos: a batata e a banana auxiliam no controle do colesterol.
Amarelos e laranjas: o mamão e a cenoura fortalecem seu sistema imunológico.
Verdes: o brócolis e o limão mantêm a sua pele jovem.

Como montar um cardápio colorido

Adote a fórmula do “5 ou + ao dia” - Coma 5 ou mais porções de frutas e vegetais todos os dias. Para facilitar, inclua 2 porções de frutas e 3 de verduras, legumes e cereais. Cada porção equivale à quantidade que cabe em sua mão, seja uma fruta, um copo de suco ou um punhado de vegetais. Como a carne está no mesmo grupo que as aves, peixes, ovos, feijão e nozes, você pode comer 2 a 3 porções por dia desse grupo. Uma porção de carne equivale a 85 gramas ou um bife pequeno.

Combine diferentes sabores e cores - na hora de ir à feira ou ao mercado, compre, pelo menos, 4 tipos de frutas, verduras e legumes, de diferentes cores. Assim, suas refeições vão ficar bem variadas e você não corre o risco de enjoar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário