Contador online

sábado, 5 de dezembro de 2009

Bolachinhas confeitadas de Natal (GLOBO COMUNIDADE)


Aprenda a fazer esse quitute confeitado com merengue e açúcar colorido

Bolachinhas confeitadas de Natal

Ingredientes para a massa:
- 6 ovos
- 3 xícaras de açúcar
- 1 xícara de nata
- 1 xícara de leite
- 2 colheres (de sopa) de sal amoníaco
- 2 kg de farinha de trigo, aproximadamente, até dar o ponto da massa

Modo de fazer:
Em uma vasilha, misture os ovos, o açúcar e a nata. Dissolva o sal amoníaco no leite e junte aos outros ingredientes. Adicione farinha aos poucos até a massa ficar um pouco mais firme. Coloque sobre uma mesa enfarinhada e sove delicadamente. Tome o cuidado de não deixar a massa ficar muito firme. Abra a massa com um rolo e corte as bolachas usando um copo ou cortadores em formatos variados.
Leve para assar no forno a 250°C. É bem rápido para assar, mais ou menos 10 minutos, até ficar dourada.

Ingredientes para o glacê ou merengue:
- 1 xícara de claras
- 3 xícaras de açúcar
- 1 xícara de água
- açúcar colorido para polvilhar

Modo de fazer:
Bata as claras em neve até ficar firme. Misture a água e o açúcar e leve ao fogo. Faça uma calda em ponto de fio. Junte a calda ainda quente às claras, aos poucos e batendo sempre. Conitnue batendo na batedeira até a mistura esfriar.

Passe o glacê sobre as bolachas usando uma faca ou um pincel. Salpique o açúcar colorido e espere o glacê endurecer. Está pronta essa delícia de Natal.

DICA: o segredo para o glacê endurecer é dar o ponto de fio no cozimento das claras!!! Após isso, deve ficar na batedeira até ficar frio, ou seja, é preciso bater bem!!
Outra dica importante é observar o tempo! Se estiver muito úmido e a cozinha for úmida isso pode influenciar na secagem do glacê sobre as bolachas!!

DICA 2: O prazo de validade das bolachas é de 45 dias, mas pode durar mais, dependendo da forma como for guardada. A sugestão é guardar em potes plásticos, de vidro ou em latas desde que bem fechados.
Se quiser também dá para guardar em bandejas, vedadas com plástico filme, e deixar no freezer, congelando. Assim, dura no mínimo 3 meses! Para comer é só tirar um pouco antes e o sabor será o mesmo!

1 bolachinhas de natal_VIDEO.flv

Nenhum comentário:

Postar um comentário