Contador online

sábado, 12 de dezembro de 2009

Bolo Grego de Laranja com cobertura de iogurte e pistache

Bolo Grego de Laranja com cobertura de iogurte e pistache




Já tinha feito uma receita que levava laranja inteira antes só que tínhamos que cozinhar as laranjas antes. Esta receita é ótima. Por um lado se tem a acidez da laranja e do outro a doçura do mel. Com a calda que se coloca o bolo fica bem úmido. A autora desta receita é a inglesa Delia Smith. Amo coisas novas, diferentes. E espero que vocês também.

Para o bolo:

2 laranjas pequenas inteiras, cortadas em 4 e depois em 8 pedaços – retire somente as sementes

125g de amêndoas trituradas, como uma farinha

175g de manteiga em temperatura ambiente, bem macia

175g de açúcar

3 ovos grandes em temperatura ambiente, batidos levemente

250g de semolina

4 ½ de fermento de bolo

Para a calda:

225g de mel de boa qualidade (por favor, não use mel Karo – se é que ainda existe)

1 pau de canela

5 colheres de sopa de suco de laranja

1 ½ colher de sopa de sumo de limão


Para a cobertura:


200g de iogurte natural

40g de pistache sem sal, picado

2 colheres de sopa de mel de boa qualidade

Você também vai precisar de uma assadeira redonda de 25 cm, daquelas que abrem na lateral, untada e forrada com papel tipo manteiga

Pre-aqueça o forno – 200oC. Coloque as laranjas no processador e bata até ficar com um purê. Coloque todos os outros ingredientes para o bolo numa tigela e bata bem até que você tenha uma mistura homogênea e macia. É muito importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente mesmo e bem macia. Coloque o purê de laranja na tigela com a mistura e mexa com uma colher de pau para incorporar o purê à massa.

Coloque a mistura na prateleira do meio do forno, e asse inicialmente por 10 min. Após este tempo reduza a temperatura para 180oC (não abra a porta do forno) e asse por mais 40-45 minutos ou até que o bolo fique dourado e que passe o teste do palito.


Enquanto isso prepare a calda. Coloque o mel, o pau de canela e cinco colheres de água numa panelinha e leve ao fogo até o ponto de fervura. Baixe o fogo e deixa aferventar por 5 minutos. Após este tempo retire a panelinha do fogo, retire o pau de canela, e acrescente o sumo de laranja e limão e misture bem.


Quando o bolo for retirado do forno, deixe que ele fique na forma por 5 minutos e só então retire o bolo da forma. Faça furos nele e despeje a calda no bolo. Não se importe se achar que tem muita calda. O bolo vai absorver toda a calda. Deixe o bolo esfriar completamente e só então coloque a cobertura – espalhe primeiro o iogurte na parte de cima do bolo, depois o iogurte e salpique o pistache. Confesso que não coloquei o mel e ficou ótimo. Mas é muito importante que você utilize a calda. Não deixe de colocá-la.

http://trembom.wordpress.com/2005/10/29/bolo-grego-de-laranja-com-cobertura-de-iogurte-e-pistache/

Nenhum comentário:

Postar um comentário