Contador online

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CANOLI SICILIANOS

Doces italianos: os famosos canoli sicilianos

publicado: sábado 28 novembro 2009 por Egle em: Pratos tipicos Sicilia

Esta receita é de um doce muito famoso que sempre aparece em filmes italianos, e é típico da Sicília, estamos falando dos canoli siciliani, rolinhos de massa recheados com ricota e frutas cristalizadas.

Ingredientes: 300 g de farinha peneirada, 10 g de açúcar, ½ copo de marsala, 1 pitada de sal, açúcar de confeiteiro e óleo para fritar. Para o recheio: 500 g de ricota fresca tipo romana, 200 g de açúcar de confeiteiro, 100 g de frutas cristalizadas picadas, 100 g de lascas de chocolate meio-amargo, 1 envelope de baunilha, 1 pitada de canela em pó, leite o suficiente.

Modo de preparo: em uma superfície lisa colocar a farinha fazendo uma montanha comum buraco no meio onde vai ser colocado o marsala, acrescentar o açúcar e o sal e trabalhar a massa até obter uma mistura sólida, fazer uma bola, enrolar em um pano e deixar descansar por duas horas. Depois de passado o tempo, estender a massa fazendo uma folha de no máximo 4 mm e cortar em quadrados de 10 cm de lado e envolver este pedaço da massa em cilindros de inox. Esquentar o óleo e colocá-los para fritar, e escorrer quando estiverem bem fritos. Esperar esfriar e rechear os ‘cannoli’ com o recheio obtido amassando a ricota com o açúcar, um pouco de leite, a baunilha, a canela, a fruta cristalizada e o chocolate. Polvilhar o açúcar de confeiteiro por cima dos rolinhos e servir.

Foto | Flickr

http://www.blogbelavida.com/post/2375/doces-italianos-os-famosos-canoli-sicilianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário