Contador online

domingo, 23 de outubro de 2011

Empadão de Frango

Era essa receita que procurávamos há tanto tempo!! O empadão de massa leve e quebradiça - mas sem exageros - que some na boca a cada mordida. O recheio você pode fazer do jeito que quiser. Preparamos um bem simples - mas delicioso - com frango e palmito, porém deixamos a receita do recheio com algumas modificações do blog da Laura Lucia, de onde pegamos a receita completa.

*Desculpem a foto sem foco, foi uma distração do momento... Só tinha olhos para o empadão...


Empadão de frango e palmito
Receita do chef Álvaro Rodrigues, que pegamos no blog Só Receita Simples e Delícias by Priscila.


500g de farinha de trigo
2 colheres rasas(chá) de sal
150g de gordura vegetal gelada (pode substituir pela mesma quantidade de banha de porco, margarina ou manteiga, para isso some 150g + 125g de manteiga)
125g de manteiga gelada e picada
60ml de água gelada
3 gemas geladas

1 gema para pincelar
2 colheres (sopa) de leite

Recheio
50g de bacon picado
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho espremidos
4 colheres rasas(sopa) de farinha de trigo
500g de peito de frango cozido e desfiado
1/3 de pimentão vermelho picado
100ml de molho de tomate
300 ml do caldo do frango cozido, já coado
150g de milho verde
Pimenta
Noz-moscada
Sal

Farinha de rosca
300g de Catupiry

Preparo
1. Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Acrescente a gordura vegetal e a manteiga, ambas geladas e cortadas em cubinhos, a água e gema geladas e misture com a ponta dos dedos até formar uma massa homogênea. Embrulhe em um plástico e refrigere por 1 hora.


Recheio
2. Frite o bacon até soltar sua gordura e acrescente a cebola. Deixe que fique transparente e só então acrescente o alho. Não deixe que ele doure muito, pois tende a amargar. Adicione a farinha e deixe fritar um pouco para que não deixe seu sabor característico no recheio. Junte o frango desfiado, pimentão, molho de tomate, caldo de frango e milho verde e deixe cozinhar até ficar cremoso e encorpado. Tempere com pimenta, noz-moscada e sal. Deixe esfriar completamente antes de rechear o empadão.

Montagem
3. Pré-aqueça o forno a 205˚C.

4. Abra um pouco mais da metade da massa descansada sobre dois plásticos, deixando-a com cerca de 0,5cm, e forre uma forma de 24cm redonda de aro removível com essa massa. Polvilhe um pouco de farinha de rosca sobre a massa para que a mesma não fique úmida demais e embatume. Espalhe o recheio sobre a massa e por cima o Catupiry. Abra o restante da massa sobre dois plásticos e cubra o empadão com essa tampa. Pincele a gema misturada com o leite e leve para assar no forno pré-aquecido 205˚C por 10 minutos. Depois desse tempo, abaixe a temperatura para 180˚C e deixe por mais 50 minutos ou até que doure a superfície. Retire do forno, espere esfriar um pouquinho, desenforme e sirva.

Dicas: A Laura Lucia fez diversos testes com essa massa, então vale a pena dar um clique AQUI e ler tudinho o que ela escreveu.

Rende: 12 porções.
fonte e fotos: Chocorango.blogspot.com



Empadão de frango

Nenhum comentário:

Postar um comentário