Contador online

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Perfuminho

Perfuminho

É um clichê, eu sei, mas toda cozinha verde que se preze precisa ter potinhos de ervas plantadas. (Menos saquinhos de supermercado, mais sabor na comida). E como faz diferença! Com ervas à mão, a comida fica mais saborosa, mais cheirosa. Acho até que elas servem de inspiração.

Cebolinha é difícil de pegar, mas manjericão, alecrim, tomilho e sálvia dão mais que chuchu na serra. Na minha casa, há dois espaços para verdinhos: embaixo de um janelão no hall, numa jardineira grande, e sobre a coifa, em vasinhos pequenos – obra da minha amiga e florista Helena Lunardelli.

Há tempos ela queria colocá-los ali, e eu, pessimista, sempre prevendo o pior, já fiquei imaginando a parede inteira de inox despencando por causa do peso de três ou quatro vasinhos.

Um dia, Helena entrou em casa com uma caixa repleta deles e colocou todos sobre a coifa: “Viu? Caiu? Sossegou?”. Sosseguei. E aprendi que para as ervas ficarem fortes é preciso podar. Dá pena, mas mesmo quando a gente não vai usar, tem que dar um tesourada.

Por causa disso, minhas amigas saem de casa levando um buquezinho cheio de ervas. E, mesmo assim, sobra. O milagre da multiplicação!

Na coluna da Lola deste mês, publiquei uma receita que tem tudo a ver com a nossa cozinha verde. Sabe o que é manteiga composta? Calma, não tem nada a ver com compostagem! Não quero que você coma manteiga misturada com terra. É simplesmente manteiga misturada com ervas e outros temperos. Serve para dar sabor a jato para carnes, aves, peixes, massas, vegetais e pães. Ah, uma fatia de pão quentinha com um pouco de manteiga de alho e salsinha...

O preparo não poderia ser mais simples:

• deixe a manteiga amolecer em temperatura ambiente;
• misture ervas picadinhas à manteiga amolecida;
• coloque no centro de um pedaço de papel-manteiga;
• enrole, formando um cilindro;
• torça as duas pontas, como se fosse bala, para modelar;
• leve à geladeira, até endurecer;
• na hora de servir, corte uma rodela e coloque sobre o alimento quente.

Agora pense numa batata bem quente, saindo do forno... Coloque uma fatia de manteiga composta com alecrim. E um peito de frango com manteiga de sálvia? A de tomilho fica incrível sobre um bife. São muitas as possibilidades.

Outros alimentos para combinar com as ervas:

• pimenta dedo-de-moça picada,
• gengibre ralado,
• suco e raspas de limão,
• alho amassado
• mostarda de Dijon

Ah! Sal e pimenta, sempre.

Curtiu? Então, nada de deixar salsinha completando aniversário na geladeira. Experimente e depois conta pra gente! No Twitter você me acha pelo @ritadopanelinha. Para ficar fã da nossa página no Facebook, e ficar sabendo de tudo que acontece na minha cozinha, clique aqui e curta a página!

>> Postado por Cozinha da Rita 17:50

FONTE: SITE PANELINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário