Contador online

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

COMO PREPARAR FRUTAS DESIDRATADAS EM CASA


Saborosas e ótimas para a saúde. Confira todos os benefícios das frutas secas!

As frutas secas são a febre das festas de fim de ano. Além de deliciosas, elas são muito saudáveis porque boa parte dos nutrientes permanecem na fruta após o processo de desidratação. “Elas são importantes pelo teor de fibras, vitaminas e minerais que possuem. Por isso as frutas secas são recomendadas para as pessoas querem fazer dietas ou um cardápio alimentar que possam ajudar o funcionamento do intestino. Elas melhoram a pele, os cabelos, as unhas e muito mais”, afirma a nutricionista Erika Melo.

Mas é importante ficar atento para o valor calórico dessas frutas. Em geral, as frutas secas tem cinco vezes mais calorias do que o produto in natura. Fator que não prejudica tanto a ingestão, porque a saciedade oferecida pelas frutas desidratadas é ainda maior do que as naturais. “O teor de fibras, teor calórico e a pratica da mastigação oferecida pelas frutas secas ‘e que garantem maior sensação de saciedade. Para evitar ficar beliscando o dia inteiro, é bom ter sempre na bolsa alguma fruta assim”, diz a nutricionista.

A uva e banana passa são ótimas para serem consumidas antes dos exercícios físicos já que são fontes de energia e calorias. O caju, o abacaxi e a maçã desidratados são boas opções de lanches rápidos.

Os tamanhos reduzidos das frutas secas ajudam a manter uma alimentação saudável na correria do dia a dia, porque são muito fáceis de transportar. Além de terem o prazo de validade maior. Elas podem ser consumidas em até 30 dias. A nutricionista recomenda o consumo de até sete unidades por dia.

Agora que você conhece todos os benefícios das frutas secas, aprenda a prepará-las em casa e inclua na sua alimentação durante todo o ano: corte a fruta em fatias finas, de cerca de 3 milímetros; coloque em um refratário untado, uma ao lado da outra. Deixe no forno com temperatura de 80º por uma hora e meia. E pronto.

Dra. Erika alerta para o consumo das frutas secas por pessoas diabéticas. “Diabéticos devem ter um cuidado especial. As frutas secas devem ser acompanhadas, com arroz integral, por exemplo, e nunca consumi-las adoçadas”, afirma.

Fonte: Programa Viver Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário